sábado, 16 de maio de 2015

Vamos falar sobre: Objetos Cortantes, Gillian Flynn

Oi, como vai? 
Hoje estou aqui para falar sobre Objetos Cortantes, o primeiro livro publicado por Gillian Flynn (mas seu segundo publicado no Brasil), que se tornou uma de minhas autoras favoritas. Dela, li o fenomenal Garota Exemplar, que também se tornou um de meus livros favoritos. Sim, Flynn tem este poder.
Neste thriller, conhecemos Camille Preaker, uma repórter de um jornal pouco conhecido de Chicago que recentemente saíra de uma clínica psiquiátrica. Camille, cuja mente é perturbada pela maneira como foi criada, se cortava compulsivamente. E não são simples cortes. Ela cortava palavras por todo o corpo, e por isso, hoje em dia, não sai sem roupas de mangas e golas compridas. 
Para alavancar a popularidade de seu jornal, Preaker é mandada por seu editor até a cidadezinha de Wind Gap, sua cidade natal, onde um certo assassino em série está matando criancinhas e tirando todos os seus dentes. 
Camille, então, deve voltar a conviver com sua família, muito complexa e perturbada e que descobrimos ser a grande causa dos distúrbios da protagonista. Enquanto tenta superar seu próprio passado, Preaker se vê cada vez mais envolvida no caso dos assassinatos, e as respostas que encontrará serão mais surpreendentes do que imaginava.

Gillian Flynn é conhecida por suas impactantes protagonistas e, em Objetos Cortantes, temos não só a personagem principal, mas sua mãe, Adora, e sua meia-irmã Amma. As duas têm uma relação um tanto obsessiva, e o perfil que Flynn traça para cada uma delas chega a ser perturbador e doentio. Sim, o adjetivo perturbador é o que melhor descreve esta incrível obra.
Em alguns momentos, confesso, as descrições chegam a ser desagradáveis, como no momento em que Gillian descreve o vômito de Camille (é, pois é). Mas, na maior parte do tempo, essas descrições conseguem deixar o leitor imerso na atmosfera criada e viciado na história que se desenrola naquelas páginas. Depois de começado, não há como simplesmente deixa-lo de lado.
É perceptível o domínio e a segurança que a autora tem sobre a história, e a maneira como a desenvolve pode parecer lenta em alguns momentos, mas, quando concluímos, percebemos que cada acontecimento foi útil, que nenhuma parte foi desperdiçada.
Sua conclusão é incrível e surpreendente, e, mesmo que você tenha chegado perto do assassino da história, certamente não terá entendido seus motivos ou seus meios até que a autora os apresenta de maneira inteligente e um tanto fria. 
Uma leitura imperdível, recomendadíssimo para você que procura um bom thriller, que passou a gostar do trabalho de Flynn e quer acompanhar sua obra ou que simplesmente busca um livro de tirar o fôlego!

Espero que tenha gostado, até a próxima ;D

5 comentários:

  1. Olá Adan! Eu estava muito afim de ler este livro e depois dessa resenha fiquei mais ainda. Suas resenhas são maravilhosas.

    Luan Martau
    www.cronicarista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Adan, também amei esse livro e claro me tornei fã de Gilian.
    Abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/05/objetos-cortantes-palavras-que-ferem-na.html

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar sobre livro, mas não sabia muito dele e pela sua resenha parecer ser muito bom, fiquei super curiosa pra ler.

    Beijos:*
    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Adan!
    Se este livro me proporcionar metade do contentamento que Garota Exemplar me proporcionou, ele já vai entrar pra minha lista de favoritos!! Essa mulher é sensacional, não canso de recomendar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adan! Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, mas estou bem curiosa para conhecer! Acho que vou acabar começando por Objetos Cortantes, pois já assisti garota exemplar então não seria tão divertido assim a leitura, já que a graça está justamente nos mistérios ;) Beijos!

    ResponderExcluir