sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vamos falar sobre: Marvel's Daredevil


Oi, como vai? 
Hoje estou aqui para falar sobre esta série que me pegou de surpresa e já se tornou uma das melhores que vi no ano. Trata-se de Demolidor, a primeira de muitas séries por vir da parceria entre as gigantes Marvel e Netflix.
A Marvel vem investindo cada vez mais nos TV shows, tornando-se um complemento ao seu universo cinemático com séries como Agents of S.H.I.E.L.D e Agent Carter. Da segunda não gostei logo no piloto e decidi não continuar, mas da primeira gostei muito (mesmo sendo alvo de críticas por demorar mais de meia temporada para se acertar e mostrar a que veio), e logo terminarei a primeira temporada. Demolidor, embora não esteja tão envolvido assim com tudo o que acontece no resto do universo Marvel (MAOS, por exemplo, faz crossovers com os filmes mais recentes do estúdio e está introduzindo os Inumanos, que ganharão um filme futuramente), se passa relativamente perto de todos os eventos, em uma cidadezinha chamada Hell's Kitchen.
Conhecemos a história de Matt Murdock, o filho de um dos mais famosos boxeadores da cidade, que fica cego aos 9 anos ao sofrer um acidente, no qual determinado produto químico acaba atingindo seus olhos.
Acontece que a cegueira, ao invés de debilita-lo, fez com que desenvolvesse dons extraordinários, como uma audição muito desenvolvida (a ponto de ouvir os batimentos cardíacos dos outros, e assim saber se estão mentindo, se estão nervosos, etc), a capacidade de sentir o calor dos corpos ao seu redor, entre muitas outras.
Recebendo um treinamento um tanto duro para uma criança de sua idade após perder o pai, Matt cresce e entra na faculdade de Direito, onde conhece Foggy Nelson, seu melhor amigo e sócio no novo escritório de advocacia que abrem na cidade: Nelson & Murdock.
Com as habilidades que possui, Matt descobriu que poderia fazer justiça com as próprias mãos, sem esperar que a polícia falha e um tanto corrupta agisse. É assim que se envolve com as diversas máfias presentes na cidade, todas ligadas a Wilson Fisk, um poderoso homem que tem como objetivo "fazer o melhor para a cidade".
Wilson, um dos vilões mais complexos que conheci, desenvolve sentimentos por Vanessa, que trabalha em uma galeria de arte, e por ela acabará colocando em risco seus negócios.
Com muita violência, os 13 episódios da primeira temporada se desenrolam, nos apresentando ainda importantes flashbacks sobre os personagens e uma trama inteligente, com um desfecho imperdível e que ainda promete muito para a já anunciada segunda temporada.



O mais interessante de Daredevil foi o fato de ser uma série de super-herói destinada ao público adulto, com uma abordagem dark dos fatos e muitas cenas de ação e violência. Porém não há exageros. A violência é necessária, se tratando da saga de Murdock, e a equipe não mede esforços ao nos mostrar muitas lutas e assassinatos (como a marcante cena em que um personagem x esmaga a cabeça de um personagem y com a porta de um carro). 
As lutas são muito bem coreografadas, e destaco uma cena de mais de 5 minutos envolvendo o Demolidor e muitos capangas, gravada em plano-sequência, ou seja, sem corte algum. É difícil se ver tamanho cuidado com essas cenas até mesmo no cinema, e a produção da Netflix foi incrivelmente caprichada em todos esses detalhes.
Outro ponto de que gostei muito e que considerei um dos maiores diferenciais da série foi a forma como os personagens foram representados, muito humanos e com muita profundidade. É incrível descobrir o que levou Wilson Fisk a ser o que é agora, e a maneira como consegue cometer enormes atrocidades e ainda se sentir apaixonado e protetor por uma mulher que conheceu. Essa "humanidade" está presente, também, na maneira como Demolidor apanha. Sim. Enquanto na maioria dos filmes da Marvel os personagens apanham muito e logo estão de volta às lutas, acordados e aparentemente sem nenhuma sequela, vemos Matt lutar cambaleante, passar por toda uma fase de recuperação dos ferimentos (com a ajuda de uma aliada muito especial) e carregar cicatrizes, sem milagres.
Com diálogos bem construídos e uma trama inteligente que envolve máfia, tráfico (de drogas, de armas, de pessoas) e diversas outras questões, Daredevil é uma produção que valoriza a inteligência do espectador.
É uma série que recomendo muito, e que se tornou uma das maiores surpresas que a Marvel já me proporcionou. Se você, assim como eu antigamente, não se interessa pelo herói por conta do filme protagonizado por Ben Affleck, não se deixe influenciar. Vale muito a pena!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Um comentário:

  1. A atmosfera dark - um acréscimo às penumbras de Murdock - dá o tom. Daredevil, o personagem, é fascinante. O filme trouxe algo desse fascínio.

    ResponderExcluir