sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Vamos falar sobre: Garota Exemplar (livro e filme)



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre um dos melhores livros que li no ano, mesmo tendo odiado o final (sobre o qual não darei detalhes, mas falarei mais tarde). 
A obra, de Gillian Flynn, conta a história do casal Amy e Nick, que se apaixonaram quase à primeira-vista, se casaram e viveram um lindo início de casamento. Sim, só o início. Com o passar do tempo, um se tornou estranho para o outro, e o relacionamento foi ruindo aos poucos. Tudo tem seu ápice quando, no aniversário de 5 anos de casamento, Amy simplesmente desaparece. Nick volta para casa e encontra toda a mobília revirada, indicando sinais de luta, porém nenhum sinal da mulher. Como não poderia deixar de ser, a polícia é envolvida e, com o andar das investigações, todas as suspeitas se voltam para Nick, e toda a mídia e população americana (sim, o caso tomou dimensões nacionais) se voltam contra o rapaz. 
O próprio protagonista é um tanto misterioso e conta ao leitor que mentiu diversas vezes para a polícia. Conforme o livro avança, nossa cabeça se enche com cada vez mais perguntas: Nick realmente matou Amy? Amy simplesmente desapareceu? Uma outra pessoa invadiu a casa e a sequestrou?
Essas perguntas fazem com que a leitura do livro seja muito rápida. Praticamente devorei para saber o que acontecera de fato, e é como se não quisesse mais fazer qualquer outra coisa enquanto não descobrisse. Até que tudo é revelado, e mais perguntas são implantadas em nossa cabeça. É um livro que te prende do início ao fim, e não há como simplesmente larga-lo de lado.
A maneira como a Gillian construiu a história e o relacionamento dos dois é sensacional. Primeiro, porque os capítulos são alternados: um narrado por Nick, e uma parte do diário de Amy. Segundo, porque podemos observar a relação de ambos os lados, e não sabemos quem é o verdadeiro culpado pela morte da relação e do amor dos dois. 
Passei o livro literalmente alternando meu "team", em cada momento acreditando e torcendo por um. E o desenrolar da história é incrível! 
A única reclamação que tenho sobre a obra é a maneira como termina. Isso porque é completamente o oposto de tudo aquilo que esperamos, e ocorre de uma maneira tão brusca que ao perceber que acabou resta uma sensação de "o que? Não pode ser só isso". 
Mesmo assim, é um thriller sensacional e altamente recomendado. A cada capítulo temos uma nova informação, uma nova reviravolta, e vale muito a pena.



Sobre a adaptação, que estreou neste ano, também tenho muitos elogios a fazer. Além de ser bastante fiel ao livro, foi muito bem feita em todos os sentidos. A atuação de Rosamund Pike, que interpreta Amy, é fenomenal, e agora entendo a indicação da atriz ao Globo de Ouro pelo papel. Com um só olhar, é como se ela transmitisse toda a profundidade da personagem, e, embora não a conhecesse antes, não consigo imaginar uma atriz melhor para o papel.
Ambos, livro e filme, são ótimos, aquele tipo de história que, ao terminar, há muito sobre o que pensar e discutir sobre, e que não te largará facilmente. Não preciso dizer novamente que recomendo, né?

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

PS. Foi o primeiro livro que li inteiramente por ebook, e acho que estou me tornando mais adepto dessa tecnologia (mas em poucos casos, a maioria dos livros continuarei lendo pelos insubstituíveis livros físicos). 

5 comentários:

  1. as vezes tenho a impressão e um pré-julgamento em relação a alguns livros, por achar que são mais para o mundo feminino, mais agora depois da resenha pude perceber que posso está enganado com relação a isso...


    Att: Lucas do blogdosjovensleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha e eu tbm achei o filme bem fiel ao livro
    litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Iai cara, beleza?

    Eu estou LOUCO para ler/ver Garota Exemplar. Estou com a meta de ler e assistir em Março e espero gostar tanto quanto você. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Conheci Garota Exemplar quando fui ao cinema e passou o trailer do filme, ficou muito animada, principalmente quando vi que era inspirado em um livro. Comecei a ler em pdf, mas acabei abandonando (acho que nem li um capítulo inteiro). Está nas minhas prioridades de leitura em 2015.
    Gostei da resenha :D

    eu-ludmilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Adan, tudo bem com você?
    Sabe, as vezes dá vontade de esganar vocês colegas blogueiros, kkkk, sempre me deixa mais e mais com vontade de ler esse livro mas me falta tempo, e como é very bad dar spoiler, a gente fica com aquela curiosidade do que aconteceu no final, mas só lendo o livro pra saber, e a falta de tempo impede que você o leia logo. Eu também não vi o filme ainda, mas acho que vou esperar ler o livro primeiro e depois ver o filme. Eu gosto de ler eBook, leio pelo cel, dá mais praticidade em outros lugares e tals, mas livros físicos são vida <3

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe da promoção

    ResponderExcluir