quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vamos falar sobre: The Maze Runner



Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o incrível The Maze Runner: Correr ou Morrer, de James Dashner. É um daqueles livros que a sinopse te conquista quase que instantaneamente, e desde que a li pela primeira vez o livro estava na minha wishlist. Agora consegui finalmente compra-lo, passando na frente de vários outros que estavam em minhas metas, e não me arrependi nem um pouco.
The Maze Runner conta a história de Thomas, um adolescente que acorda de repente dentro de um elevador escuro que subia, se lembrando apenas de seu nome. O elevador finalmente para e ele é recebido (não da maneira mais calorosa, posso dizer) pelos Clareanos, outros adolescentes, todos meninos, que já haviam sido entregues pelo elevador e sabiam tanto quanto Thomas sobre seus respectivos passados. Os garotos se intitularam Clareanos pois vivem na Clareira, um amplo local cercado por gigantescas paredes de pedra, que se encontra bem no centro de um labirinto. Todas as noites, quatro enormes portas de pedra maciça se fecham, protegendo-os dos males que circulam pelos corredores do labirinto. 
Nada estava bem, é claro, mas consegue ficar ainda pior e mais confuso quando, um dia depois da chegada de Thomas, o elevador, que trazia um garoto a cada mês, chega trazendo uma garota! E como se não bastasse isso, ela traz mensagens um tanto quanto enigmáticas, e tem uma ligação com Thomas que nenhum dos dois sabe de onde vem.



Esta é a premissa, já ótima, do livro. Não darei mais detalhes para não estragar sua leitura, afinal recomendo veementemente essa obra a todos os que gostam de distopias e de livros com uma temática "luta pela sobrevivência". 
No início, confesso, não estava conseguindo me simpatizar com o protagonista, Thomas, e com a escrita de James. Mas, com o virar das páginas, coisas incríveis acontecem e, além de colocar Thomas em uma posição mais alta no meu conceito, me fizeram até gostar do modo como o livro é escrito. É uma narrativa em terceira pessoa que acompanha apenas Thomas, e nos coloca em pé de igualdade com os personagens: sabemos tanto quanto eles, e somente quando eles descobrem alguma revelação é que ficamos sabendo também.



É uma leitura angustiante, mas no bom sentido. James Dashner consegue construir toda a tensão da Clareira e todo o mistério acerca do indecifrável labirinto. Praticamente devorei a obra, simplesmente porque não dá para parar de ler! Cada capítulo (que são mais curtos) acaba de um modo que não te deixará fazer nada mais enquanto não ler o próximo, e assim sucessivamente. Muitas revelações são feitas, muitas reviravoltas acontecem, muitos personagens morrem, e no final das contas, depois de um desfecho incrível, ficamos com aquele gostinho de quero mais, aquela fome que só será saciada com o próximo volume, Prova de Fogo, com muito mais perguntas a serem respondidas.
Para finalizar, não posso deixar de ressaltar que, se você pode estar receoso de ler este livro por causa de romance adolescente, pode ficar sossegado! Ele até existe, dependendo do ponto de vista, mas não temos "melação" nenhuma, nada daquela enrolação e juras de amor que atrapalham o andamento da história, que flui muito bem e foca principalmente na ação e na busca por respostas e por um meio de sair daquele lugar sufocante e enfrentar o mundo real, que pode até mesmo ser pior do que o que viviam na Clareira.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Um comentário:

  1. Comprei esse livro o mês passado e será a minha próxima leitura após terminar As Serviçais (The Help). Estou muito curiosa etenho a certeza que vou gostar, pena que cá em Portugal ainda só tenham sido lançados os dois primeiros livros e não sei se vão continuar :S
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir