terça-feira, 15 de julho de 2014

Três anos sem Harry Potter... o que mudou?

Oi, como vai?
Hoje, caros amigos, é dia 15 de julho, e sabe o que isso significa? Significa que hoje, três anos desde a estreia do último filme da saga, Potterheads do mundo todo estão melancólicos, se lembrando dos momentos que passaram com a saga e fazendo algum tipo de homenagem.  Eu, como Potterhead que sou, não posso deixar esta data tão importante simplesmente passar em branco. No ano passado, escrevi um tributo a Harry Potter, que amei, e acho que escrever um novo agora seria apenas repetir tudo o que disse no ano passado. Portanto resolvi fazer algo diferente.
Três anos se passaram, mas discordo de meu próprio título para o post, "Três anos sem Harry Potter". Isso porque não ficamos sequer um dia sem a saga realmente. Sim, não teremos mais livros e mais filmes, mas nunca passo um dia sem pensar (mesmo que vagamente certas vezes, confesso) na saga, nos personagens, enfim. Como disse no post do ano passado, tudo o que é bom não dura pouco, é eterno! Me vejo lendo para os meus filhos o primeiro volume da saga, para que sozinhos possam ler os outros seis.
Muita coisa aconteceu nos últimos três anos, tanto para mim quanto para você, que está aí lendo, e para o mundo em geral. Como não poderia ser diferente, muita coisa aconteceu para aqueles envolvidos com a saga: o elenco e a rainha autora. Neste post, para aproveitar o clima de relembrar o passado em que todos nos encontramos, resolvi fazer uma espécie de "resumão" sobre tudo o que aconteceu desde então. Vamos lá?



J.K Rowling



Não há como começar esse resumão sem ser por JK, a autora da saga, que tornou toda essa magia possível. Ela, que começou a imaginar a saga em uma simples viagem, escreveu em momentos difíceis de sua vida e terminou, bem, mais rica que a rainha da Inglaterra (posto que perdeu há não muito tempo, e orgulhosamente digo que foi porque doou para instituições de caridade boa parte de sua fortuna). Tia Jo é um muito reservada, e poucos detalhes de sua vida pessoal realmente caem na mídia. Mas quando resolve se mostrar (ou mesmo se esconder), faz com estilo. Seu primeiro livro após a saga Harry Potter, The Casual Vacancy (Morte Súbita, aqui no Brasil) se tornou instantaneamente um best seller, mas também foi alvo de críticas de pessoas que esperavam bem mais por JK ser quem é. Foi um tanto polêmico por ser adulto e tratar de temas como sexo e drogas, investindo em um público alvo totalmente diferente de Harry Potter (mas que, mesmo sendo infanto-juvenil, acabou por atingir todas as faixas etárias), e teve que ouvir críticas como "os personagens da obra seriam mais interessantes com uma varinha nas mãos". Pois bem, para se afastar de todo esse hype e de todas as pessoas que comparariam qualquer obra que lançasse com a saga Harry Potter, resolveu lançar um livro policial sob o pseudônimo de Robert Galbraith. O livro alcançou enorme sucesso e havia inclusive sido procurado por produtoras de cinema para uma possível adaptação quando sua "farsa" foi descoberta, e assim todos descobriram quem era a verdadeira autora da obra. The Cuckoo's Calling, que já fazia sucesso, tornou-se meteoricamente mais um best seller, mas sem aquelas comparações com HP. Agora, nossa rainha lançou a continuação de sua obra policial, The Silkworm, e prometeu uma série de sete volumes, sempre assinando como Robert Galbraith.
JK é minha escritora favorita, e uma grande inspiração, pois sonho em ainda publicar um livro (que já comecei, aliás).

Rupert Grint



Rupert Grint é um dos atores mais importantes do elenco, afinal interpreta um dos personagens do Trio de Ouro, Ron Weasley. Rupert deu uma leve "sumida", digamos, pois nunca cheguei a ver outro trabalho seu. Chegou a fazer mais filmes (inclusive um com Martin Freeman que assisti a uma parte aleatoriamente na TV e achei bizarro, preciso assisti-lo inteiro para ter uma opinião concreta), mas nada que atingiu grande destaque mundial. Ainda houveram boatos de que foi cotado para interpretar o décimo segundo Doctor na sensacional (e que falarei sobre em um dos próximos posts) Doctor Who. Não me lembro de onde saiu esse boato, mas de qualquer maneira era falso: o próximo Doctor será interpretado (brilhantemente, creio eu) pelo ator Peter Capaldi.

Daniel Radcliffe 



Não é difícil ouvir falar sobre Dan nas redes sociais. Não por causa de polêmicas, mas por seus novos projetos. Podem não alcançar o mesmo sucesso que Harry Potter (dificilmente qualquer projeto conseguirá), mas mostram seu outro lado e conquistam seu espaço na mídia e na crítica. Seu primeiro filme depois do término da saga foi o terror A Mulher de Preto. Não sei se gosto ou não desse filme, pois não é ruim mas não chega a ser sensacional, mas ainda assim recomendo quando o assunto é terror (me rendeu bons sustos). Seu filme mais recente lançado é Kill Your Darlings (Versos de um Crime, aqui no Brasil), confira a sinopse:
Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe) sai da casa dos pais rumo à universidade, precisando lidar com o sentimento de culpa por ter deixado sua mãe (Jennifer Jason Leigh). Seu sonho é tornar-se um escritor, mas logo sente-se incomodado pelo modelo "certinho" de poesia que o curso ensina. Não demora muito para que ele conheça Lucien Carr (Dane DeHaan), um jovem provocador que apresenta Allen ao mundo da contracultura. Logo nasce uma grande amizade entre os dois, que se torna algo mais quando Allen passa a sentir atração por Lucien.
Fonte: Adoro Cinema
Daniel se engajou em produções mais indies, completamente o contrário de Harry Potter (que pode ser considerado blockbuster), e está conseguindo conquistar seu espaço. Também estrela a comédia romântica The F Word (que também quero muito assistir!), confira o trailer:


Emma Watson



Comecei o post com a rainha, e estou finalizando com a princesa. Emma Watson é a minha atriz favorita do elenco, e uma das minhas favoritas da vida. Ela foi quem mais se destacou desde o fim das gravações de Harry Potter. Sem se envolver em polêmicas e encrencas (uma das coisas que mais gosto nela), algo que muitas atrizes que começaram a ter sucesso muito cedo são experts em fazer, Emma se destaca por seu trabalho e sua beleza e elegância, que a colocam como garota propaganda de diversas marcas de perfumes e roupas. Seus filmes de maior destaque foram os filmes Noah (pelo qual pode até concorrer ao Oscar), The Perks of Being a Wallflower (um dos meus filmes favoritos) e The Bling Ring (que está longe de ser meu filme favorito, mas que chego a gostar só porque ela está lá), mas também participou (participações menores, mas que não deixam de ser importantes) de My Week with Marilyn e da comédia This is the End. Além de todos esses, está engajada em projetos como o terror/suspense Regression e a trilogia Queen of Tearlings, baseada em uma série de livros que ainda nem foi lançada (mas que já tem adaptação e a presença de Watson confirmadas).
Fora das telas, Emma se formou em literatura inglesa pela Brown University, e foi escolhida como embaixadora da UN Women, organização das Nações Unidas que luta pela igualdade entre os sexos. Além de nos encantar com sua atuação no cinema, Emma Watson ainda nos enche de orgulho por sua vida fora dele.

Esses foram os caminhos que cada ator do Trio de Ouro e a criadora de todo o mundo bruxo que tanto adoramos trilharam desde que a saga, bem, acabou. Mas não estamos fadados a viver o resto de nossas vidas sem nem novidades sobre Harry Potter. Temos um parque temático em Orlando, nos Estados Unidos, e um no Japão (que foi inaugurado há pouquíssimo tempo).

wizarding-world-japan-hogwarts-black-lake

Esta é a incrível Hogwarts do parque temático no Japão, e se tornou um dos meus sonhos visita-la, assim como sonho em conhecer a de Orlando. JK Rowling foi visitar a versão de seu castelo em território nipônico, e pela primeira vez na vida (nunca achei nada parecido) podemos ver a criadora de Hogwarts dentro de Hogwarts (desculpem, não consegui achar a imagem em melhor qualidade)!

jk-rowling-wizarding-world-japan-3

Além disso, teremos um novo filme explorando o universo da saga! Animais Fantásticos e Onde Habitam (nome mais do que autoexplicativo) será adaptado pela Warner, e terá seu roteiro escrito por ninguém menos que JK Rowling! Lógico, há um grande interesse econômico aí (não importa o que seja lançado nos cinemas sobre o universo de Harry Potter, todos os fãs ficarão loucos para ver, é lucro garantido), mas agradeço a Warner por esse projeto em nome de todos os Potterheads.
Mesmo depois de todo esse tempo, é maravilhoso ver como a saga não é esquecida e sempre arranja um jeito de nos surpreender. Muitas sagas pipocaram por aí, e muitas são realmente boas, mas somente Harry Potter conseguirá se manter no coração e na mente dos fãs três, cinco, dez anos depois.
Muitos "novos Harry Potter" surgiram, mas que se dane a mídia colocando manchetes desse tipo só para vender o produto, nós sabemos que, por mais que tentem, é uma história única. Marcou uma parte muito importante da minha vida, e certamente continuará marcando muitas e muitas vidas, não importa a época.
After all this time?
Always. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário