quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

[NOVO PROJETO] Vamos falar sobre Sherlock: The Empty Hearse



- contém spoilers-

Oi, como vai?
Hoje estou aqui para começar um novo projeto (que desta vez não deixarei de lado, como por exemplo o "Li até a página 100" e os reviews das seasons premiere e finale das séries), o projeto Sherlock: Season 3. Quase um ano se passou desde que vi o torturante (e o meu episódio favorito de todas as séries que vejo) The Reichenbach Fall, o último episódio da segunda temporada de Sherlock. Desde então, fiquei muito ansioso para a season 3, e eis que finalmente, no primeiro dia de 2014, teve início a terceira temporada! Como eu sempre espero para assistir ao episódio legendado, só pude ver hoje, e tive a ideia de, ao invés de falar resumidamente sobre a série em geral, fazer um post falando sobre cada episódio. Já pensei em fazer isso com outras séries, mas ou elas tinham episódios demais ou não tinham muitas coisas para falar sobre cada um, e ficaria algo maçante e não tão legal. Esta nova temporada de Sherlock, como todas as outras, terá apenas três episódios, e como cada um tem geralmente 1h30, terei bastante coisa para falar (e sem ficar cansativo).



Pois bem, este primeiro episódio, The Empty Hearse (algo como "o carro fúnebre vazio"), foi o mais esperado não pela investigação em si, mas porque mostraria o retorno de Sherlock a Londres, e as explicações para a sua não-morte. Tudo foi perfeito!
O roteiro continua ágil, inteligente e dinâmico, e não há enrolações nem perda de tempo. As falas são ótimas e as interações entre os personagens funcionam muito bem. As atuações, como sempre, dispensam comentários. Benedict Cumberbatch continua sendo o Sherlock perfeito, como comentei no post 7 razões para assistir (e amar) Sherlock. Nada contra Robert Downey Jr. ou aquele ator esquisito de Elementary que faz Sherlock Holmes parecer Sheldon Cooper, mas Benedict arrasa.
Ao invés de fazer reencontros melancólicos e chorosos, optaram por reencontros engraçados, o que foi muito mais legal de se assistir. A maneira como Sherlock reencontrou John, quando o companheiro reconheceu o amigo-não-mais-finado, e as brigas, tudo foi excelente! Eu ri demais enquanto assistia, e não apenas nestas cenas. As cenas que se passam no vagão do trem no final também foram hilárias, mesmo depois de muita tensão. 
Steven Moffat e Mark Gatiss sabem exatamente o que estão fazendo com a série, não se perdem em nenhum momento, não exageram em alguns pontos ou deixam faltar em outros. 
As explicações para como Sherlock fingiu sua morte foram alguns dos melhores momentos. Ainda estou cheio de dúvidas, e embora seja uma ótima explicação, não sei se a que ele deu para Anderson foi o que realmente aconteceu. E as teorias dos fãs foram ótimas! Os roteiristas souberam explorar muito bem toda a ansiedade que sentimos pelo retorno da série e todas as teorias que foram boladas para a não-morte. 
Foi um ótimo episódio, uma ótima season premiere e um ótimo retorno para esta série que é uma das minhas favoritas. O único problema é que mais uma vez terá apenas 3 episódios, e a season finale será ainda este mês, com um cliffhanger provavelmente ainda pior que o de The Reichenbach Fall, para uma quarta temporada provavelmente só em 2015. 
Mesmo assim, cada cena do episódio fez valer a pena toda a espera, e mal posso esperar pelo próximo, que já será exibido domingo! 
E se você nunca assistiu Sherlock... o que está esperando?

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

5 comentários:

  1. "The Empty Hearse" foi sem dúvida o melhor episódio de Sherlock! Nunca ri tanto em um episódio dessa série. O roteiro estava msm perfeito e Benedict realmente é o melhor Sherlock que já vi.

    Não, não acho que a explicação que ele deu para o Anderson seja a verdadeira, e se não for msm espero que revelem a verdade ainda nessa temporada.

    Você assiste Elementary tbm? Eu comecei e estou gostando bastante, apesar de ainda amar Sherlock muito mais.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só depois de já ter postado a resenha descobri uma entrevista em que Mark e o Moffat dizem que o modo como Sherlock falsificou sua morte era tão simples que poderia até incomodar alguns, então pode ser que seja aquela explicação mesmo... Mesmo assim já foi ótima e fico me perguntando como ninguém pensou naquilo antes hahah
      Eu até comecei a ver um episódio de Elementary, mas achei meio esquisito :\\
      Abraços!

      Excluir
  2. Caraca, confesso que boiei um pouquinho quando comecei a ler o post e eu nem sabia que tinha uma série sobre Sherlock. Creio que se fosse assistir ia achar bem 'estranho', pois amo demais os livros... Mas quem sabe eu não dê uma chance? Seus comentários me empolgaram.

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/BlogMarcaProvisoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série bem curta e vale a pena ser vista, e é a melhor adaptação dos livros de Arthur Conan Doyle. Por mais que adapte os casos dos livros para a atualidade, faz isso muito bem e consegue passar toda a essência de Sherlock, dê uma chance! haha
      PS. Adorei seu blog, seguindo ;))

      Excluir
  3. A série Sherlock, sem dúvida é uma das melhores séries que já existiu. Por causa dela, comprei todos os livros do Sir. Arthur Conan Doyle, o modo no qual a produção adapta os livros para a época moderna é expetacular. Nos livros, o Sherlock Holmes é totalmente diferente do da série, sendo um cara simpático e amigável, mas nunca deixando de lembrar que a figura exposta na série como Sherlock é a adaptação do antigo personagem para uma pessoa do século 21. A série tem muitas coisas parecidas com a série, ela apenas moderniza, como o Charles Augustus, o Problema Final, A Casa Vazia, o próprio Moriarty, a Mary Morstan, Mycroft, Lestrade, Signo dos Quatro, o Cão dos Baskeeville, e muitos outros espisódios e personagens estão presente na série e nos livros.
    Bom, finalizando, vale muito a pena assistir Sherlock, até mesmo porque na NETFLIX, você encontra as 2 temporadas e o resto, o que a internet não faz? Ou seja, assista, uma das melhores séries já feita, e agora, só me resta aguardar até ano que vem para descobrir a verdade sobre o que aconteceu na verdade no terraço do hospital. Abraços!

    ResponderExcluir