domingo, 29 de dezembro de 2013

Vamos falar sobre: Festim dos Corvos

-como falarei sobre o quarto volume, pode conter spoilers dos três livros anteriores: Guerra dos Tronos, Fúria dos Reis e Tormenta de Espadas-

Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar um pouco sobre Festim dos Corvos, o quarto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, e digo desde já que foi simplesmente... o pior. 
George R. R. Martin deu uma leve "pisada na bola" com este quarto volume. Como a história toda ficaria grande demais (tipo, quase 2.000 páginas), ele resolveu dividir em dois livros: Festim dos Corvos e Dança dos Dragões. Festim dos Corvos foca mais em Porto Real, Dorne, Bravos (mas só um pouquinho), e entornos. Isso quer dizer que temos Cersei, Jaime, Brienne, Arya, mas não temos Tyrion, Daenerys e Jon, por exemplo. E não é só pelo fato de não ter meus personagens favoritos que ele foi o que menos gostei (bem, em parte), mas sim porque ele é um livro incrivelmente lento. Enquanto nos outros a leitura, por mais que um tanto cansativa, flua mais facilmente graças à história ágil, neste a história é a mais chata de todos. Não acontece absolutamente nada de interessante ou de tirar o fôlego, são apresentados muitos personagens novos (e inúteis, de quem não guardei direito os nomes) e muitos lugares novos, mas a história é completamente sem graça.
Sam, que vivia na Muralha, foi mandado por Jon Snow, o novo Senhor Comandante, para Vilavelha para se tornar um meistre, com Meistre Aemon (que está velho demais e pode não aguentar a viagem), Goiva e "seu bebê". 
Brienne prometeu a Jaime encontrar Sansa Stark, coisa que Jaime jurou fazer mas que também declinou, e mantê-la em segurança, já que sua mãe morreu no inesquecível Casamento Vermelho e não há para quem entrega-la de verdade.
Jaime Lannister participa de um cerco a Correrrio, e sua honra é mais uma vez posta em prova, já que jurou a Catelyn Stark não levantar mais espadas contra os Tully. 
Sansa Stark agora é Alayne Stone, morando no Ninho da Águia, filha do Senhor Protetor do Valle desde que Lysa Arryn morreu. Como Cersei suspeita que ela tenha uma participação na morte de Joffrey, a garota está sendo caçada, e a melhor opção é manter uma identidade falsa.
Arya Stark foi parar do outro lado do Mar Estreito, em Bravos, e aparece muito, muito pouco.
Com a morte de Joffrey, Tommen se torna o novo rei, mas como é novo demais Cersei se torna a rainha regente. Ela pode não ser a personagem mais legal do livro, mas é a mais interessante. Ela nunca aceitou o fato de não poder entrar na linha de sucessão ao trono por ser mulher, e não se sente apenas a rainha regente, mas a própria rainha de Westeros. Com seu conselho de incapazes e com maquinações para satisfazer mais os interesses pessoais do que os do próprio reino (como fazer de tudo para afastar Margaery de seu filho), ela acaba afundando o reino em uma crise ainda maior.
Em um post falei sobre a diferença entre livros bons e livros legais. Livros bons são aqueles tecnicamente bons, com boas falas, bem estruturado, uma boa escrita e tramas interessantes. E Festim dos Corvos é um livro muito bom, como todos os outros da série. As tramas, as intrigas, tudo é muito bem feito e mais uma vez Martin mostra a que veio. Mas livros legais são aqueles com uma história que te prende, de tirar o fôlego, que te faz querer devorar o livro de uma só vez, não importa o número de páginas. E aí não, Festim dos Corvos não é um livro legal. Um capítulo ou outro pode salvar, mas eles apenas acontecem depois de 500 páginas, e eu não conseguia ler mais de uma página sem acabar distraído por qualquer outra coisa, ou até mesmo dormindo. Demorei muito para ler por causa disso, e enquanto lia passei diversos outros livros na frente por simplesmente não sentir vontade de continuar. Aliás, só continuei porque faz parte de uma das minhas séries favoritas (senão a favorita) e porque eu estava ansioso por ler o próximo volume (e todos os outros que Martin certamente vai demorar muito para publicar), mas fui me obrigando a ler, pelo menos um pouquinho a cada dia, ou a cada três dias, enfim...
Depois do ai-meu-Deus-que-livro-sensacional Tormenta de Espadas, este foi uma decepção imensa. 
Um livro lento, extremamente cansativo, sem nada de muito interessante, não seria nem um pouco recomendável se não fosse leitura obrigatória para quem quer seguir lendo a série. 

Até a próxima ;D

9 comentários:

  1. Quero muito ler esta série! Tenho só o primeiro por enquanto \õ/

    http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Te indiquei para responder uma tag, espero que goste.
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2013/12/tag-do-arco-iris.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. AI eu quero tanto começar a ler essa série, mas eu vou sempre colocando outros livros na frente (nao tenho vergonha na cara kk) Pelo menos o primeiro livro eu tenho que ler né? k

    Feliz Ano Novo!
    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Morro de vontade de ler as crônicas de gelo e fogo, mas também morro de preguiça... Dizem que é interminável hahahah Mas quem sabe um dia.
    Parabéns pelo blog, e muito sucesso em 2014!
    Beijão,
    Vitoria.
    Dá uma passadinha lá http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os livros são muito grandes e com a demora pode ser que o autor morra antes de publicar todos e a série não termine mesmo, mas mesmo assim vale o sacrifício hahaha
      Dei uma passadinha no seu blog e gostei bastante, seguindo ;))

      Excluir
  5. Não acredito nisso hahahah Eu AMEI esse! Li em menos de uma semana, não conseguia parar. Adorei o Jamie e a Cersei, e eu achava que o livro fosse ser chato pra caramba, mas adorei.
    O que eu comecei, mas não consegui terminar foi o quinto. Acabei deixando pra ler mais pra frente, já que vou ter q esperar o sexta mesmo rs.
    Não desiste da série não!!!

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado, pois nesse eu travei e o quinto eu estou achando bem melhor e lendo bem rápido hahah

      Excluir
  6. Oie...
    Tudo bom?
    Eu assisto essa série... mas ler eu não consigo me animar com o tamanho dos livros... :/ Pela série da televisão os livros devem ser incríveis... Parabéns pela resenha...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são enormes, mas quando você percebe já passou da metade e ainda quer mais! Só Festim dos Corvos que pisa na bola e mata o leitor de sono hahah
      Seguindo ;))

      Excluir