sábado, 19 de outubro de 2013

TAG: A minha vida como leitor

Oi, como vai?
Hoje eu estou aqui para responder à tag "A minha vida como leitor", criada pelo blog Central de Leitura. Quem me tagueou foi a Jéssica, do blog Fofocas Literárias (<3). Ela consiste em responder perguntas sobre, bem, a minha vida como leitor: como eu comecei a ler, com que idade, quantos livros eu tenho, essas coisas. É uma tag muito interessante (quase uma entrevista), vou adorar responder!
Vamos lá?

Passado:


1. Com que idade você começou a ler?

Com uns 3, 4 anos... eu aprendi com a minha mãe, que sempre me trazia livros infantis da faculdade (que, aliás, guardo até hoje).

2. Qual o nome do primeiro romance que você leu?

O primeiro livro "grandão" que eu li foi Harry Potter e a Pedra Filosofal. Até então eu lia apenas livros menores (e bobinhos).

3. Que livro considera ter desenvolvido o gosto pela leitura?

Desde os primeiros livros que eu li (A Bezerrinha Mumu, O Macaquinho Pirueta, livrinhos desse tipo) eu já desenvolvi gosto pela leitura e quis cada vez mais. Mas o que desenvolveu um gosto por livros maiores e grandes histórias foi mesmo Harry Potter. Com ele eu descobri que eu conseguia de ler livros com mais de 100 páginas, e que eu realmente gostava disso!

4. Qual é a sua primeira recordação de você lendo?

Eu me lembro até hoje (não sei como) de quando eu estava sentado na cama da minha mãe, eu era muito novinho, e eu li a primeira página de um dos livrinhos que ela me trazia.

Presente:


5. Atualmente, quantos livros você tem?

Segundo meu Skoob, eu tenho exatos 50 livros. Mas ainda tem aqueles que eu tive muito antes de ter vontade de organiza-los, que estão por aí, no meu guarda-roupas, ou em outros quartos... mas vamos levar em conta os 50 oficiais. 

6. Qual deles é o seu favorito?

Não consigo escolher um só, mas dentre os favoritos escolho Guerra dos Tronos. Ele me apresentou o mundo criado por George R. R. Martin e deu início à minha série de livros (e também de TV) favorita.

7. Qual é o mais odiado?

The Mark of Athena, sem dúvidas.

8. Qual é seu gênero literário favorito?

Eu gosto muito de fantasia, mas sou um tanto eclético pra livros. Tirando auto-ajuda, leio qualquer gênero, desde que a história me interesse.

9. Com que frequência você lê?

Eu leio diversas vezes por dia. Alguns dias eu acabo não conseguindo, ou porque estou com muito sono, ou porque tenho muitas coisas pra fazer, mas eu gosto de ler pelo menos 30 páginas por dia. Não é muito, mas é uma média (quando a história me prende, ou quando tenho bastante tempo livre, chego a ler mais de 100 páginas no mesmo dia).

10. Prefere literatura infantil, juvenil ou adulta?

Adulta. É, eu sou adolescente, mas a literatura adulta pra mim é a melhor por não precisar de papas na língua. Não é como a infantil ou a juvenil que ainda tentam passar alguns valores morais, ensinar lições, aqueles em que os heróis sempre vão se dar bem e os vilões sempre vão acabar mal, aquelas histórias mais inocentes em que tudo de mais pesado é mostrado apenas por insinuações e não narrado de fato. Os livros adultos mostram o que tem que mostrar, contam a história que tiver de ser contada, e cabe o leitor ter uma "cabeça boa" para não se deixar levar pelos vilões que se dão bem ou algo do tipo.

11. Defina sua leitura: lenta, intermediária ou rápida?

Intermediária...

12. Quem é o seu autor favorito e por que?

Me sinto culpado por não responder J.K. Rowling, como sempre fazia, mas hoje em dia (e duvido que alguém tome esse posto), sem dúvidas é George R. R. Martin. E não só pela sua escrita. Os métodos que ele utiliza, as entrevistas que ele dá... são brilhantes! Eu admiro muito esse homem.

13. Prefere livros com capa dura ou brochura?

Por beleza, claro que os livros em capa dura sempre serão mais charmosos. Mas para ler os livros brochura são bem melhores e mais confortáveis (e não deixam de ser bonitos).

14. Qual seu protagonista favorito e por que?

É nesse momento em que eu paro, olho pros meus livros e percebo que eu não sei o que responder. Eu gosto de muitos protagonistas, como Harry Potter, Katniss, Tris... mas ainda assim não são os meus favoritos. Eu vejo Rony Weasley como um dos protagonistas da saga Harry Potter (injusto uma saga dessa magnitude ter apenas um protagonista), então escolho Rony.

15. Qual seu antagonista favorito e por que?

Voldemort. Conheço muitos vilões, mas todos se perdem em algum ponto, ou são exagerados demais. Voldemort é meio que um ditador, pode ter toda a magia ao redor mas JK fez um vilão bem realista. 

16. Qual livro você quer ler, mas ainda não conseguiu?

Sob a Redoma. Eu quero ler desde que foi lançado (aliás, foi o primeiro livro que conheci de Stephen King), mas por causa do preço duvido que eu vá conseguir ler logo. O mesmo acontece com os livros da saga O Senhor dos Aneis. Vontade não falta, mas falta o dinheiro.

Futuro:


17. Pretende ou já trabalha em uma carreira relacionada a livros?

Depois de me formar pretendo trabalhar com publicidade, mas tenho ideias demais pra minhas próprias histórias e ainda quero publicar um livro. Além disso, o máximo que eu puder ligar minha profissão à literatura, eu vou fazer com prazer. 

18. Acredita que os e-books ultrapassarão as vendas de livros físicos?

Nunca. Eles podem até se tornar mais raros, mas nunca vão ser substituídos por completo. Os ebooks já estão em alta, e podem crescer ainda mais, mas não acredito que possam ultrapassar os livros físicos. 

19. Pretende incentivar a leitura para seus filhos?

Claro que sim! Assim como minha mãe me incentivou, pretendo ensina-los a ler e comprar livros desde cedo também, para estimular a leitura, a criatividade e o cuidado para com esses objetos tão preciosos.

20. Você acha que seu país vai se tornar uma nação de leitores?

Hoje em dia não são tantas as pessoas que leem, mas cada vez mais os adolescentes estão se interessando pela leitura e ué, nós é que seremos o futuro da nação, então acho que ainda há esperanças.


Bom, essas foram as minhas respostas pra tag "A minha vida como leitor". Por mais que seja longa, adorei responde-la. Se você deseja responder também, sinta-se tagueado, só não se esqueça de dar os créditos ao blog que a criou!


Espero que tenham gostado, até a próxima ;D


Um comentário:

  1. Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre você... E se algum dia escrever um livro gostaria muito de ter a oportunidade de ser um dos primeiros a ler :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir