segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Game of Thrones: season finale e minhas cenas favoritas



Oi, como vai?
Há alguns dias eu terminei a primeira temporada de Game of Thrones e... bem, como começar? Se tornou a minha série favorita!
Eu já amava As Crônicas de Gelo e Fogo, cuja qualidade é incomparável. Eu nunca havia lido um livro tão complexo e ao mesmo tempo tão brilhante.


Sou fascinado pela série de livros e resolvi assistir à série de TV. Certo dia uma pessoa me disse (e hoje a agradeço por isso) que era melhor não assistir à série antes de terminar pelo menos o segundo livro por causa de alguns spoilers que ela poderia trazer. E ela estava certa: o final da primeira temporada já contém alguns spoilers do segundo livro. Nada muito sério, como algum personagem morrendo antes, coisa e tal. Apenas algumas coisas do início do segundo livro e algumas outras um pouco mais longe, mas nada que faria você ficar bravo e deixar de ler por já saber de tudo. Eu me sentiria meio incomodado, então foi bom ter esperado um pouco mais. Para evitar futuros probleminhas, não vou assistir à segunda temporada enquanto não termino o terceiro livro (o que pode ser que demore um pouco).
A série me faz pensar sobre todas as adaptações que conheço e sobre como nessa os roteiristas leram realmente os livros. Isso porque muitas adaptações não recebem o cuidado que deveriam e faz parecer que o roteirista na verdade pesquisou no Google um resumo do livro e o usou como base. Em Game of Thrones as cenas são como eu imaginei quando li o livro, uma coisa que raramente acontecia ultimamente. As falas são como as falas do livro, os personagens agem como no livro, os cenários são como o descrito no livro, tudo nos mínimos detalhes, tudo perfeito. As mudanças que foram feitas foram bem-vindas, como algumas cenas extras e alguns personagens cortados. Assistindo, conseguimos perceber na caracterização e nas atuações um cuidado que é raro de se ver. Se eu fosse George R. R. Martin assistiria à série chorando de felicidade. Mas não é pra menos. Ele recusou diversas propostas de adaptação, o que eu agradeço, pois escolheu a correta.
Não fazendo nenhuma crítica barata, mas vamos usar como exemplo Rick Riordan. O autor de Percy Jackson vendeu os direitos para a primeira que apareceu pela frente  e não se preocupou muito com o resto. Com um quê de mercenário, que faz qualquer coisa por dinheiro, vendeu os direitos para a Fox mesmo já tendo em mente que poderiam fazer algo ruim com o livro. Agora a série vai de mal a pior nas telonas: o segundo filme consegue ser quase tão ruim quanto o primeiro no quesito adaptação, sendo roteirizado por pessoas que usaram como base qualquer coisa, menos o livro em si. Certa vez uma pessoa perguntou a ele o que ele pensava sobre Percy Jackson e o Ladrão de Raios, e ele disse que não podia opinar muito pois havia vendido os direitos do livro, portanto a produção podia fazer o que bem entendesse.
Voltando ao George. Como um autor que preza pela imagem que a adaptação de sua obra passaria, se meteu mesmo. Fazendo suas exigências, George agora é produtor executivo da série e ainda escreve um episódio por temporada. No caso da primeira, seu episódio foi o 01x08, The Pointy End. Ele pode não mandar em tudo, mas pode opinar em muitas coisas e tenho certeza que os diretores levam, sim, sua opinião em consideração.
Os atores escolhidos para o elenco são ótimos! Alguns cujo talento já conhecemos, como Sean Bean, Lord Eddard Stark, que cai como uma luva para o personagem. Grandes surpresas foram Jason Momoa e Emilia Clarke, nos papéis de Drogo e Daenerys (not a queen, a khaleesi). A transformação de Jason foi uma das mais impressionantes da série, olha só:














A caracterização é impecável. Para aqueles que já leram e adoram, a série é como um presente.
Além de tudo isso, temos os efeitos visuais, que dão um show. Por exemplo, quando Gregor Clegane corta a cabeça de sua égua. Eu pensei que essa cena seria excluída da série, pois achava que seria impossível representarem esse tipo de coisa. Mas não é que representaram?
Conseguiram representar a cena de um jeito assustadoramente real, e como não ouvi falar de problemas para os diretores com órgãos de defesa aos animais, sei que não cortaram realmente a cabeça de uma égua.
As cenas são extremamente bem construídas, e resolvi fazer uma lista com as minhas 10 cenas favoritas. Se você ainda não assistiu à série, leu ao livro ou nenhum dos dois, sugiro que deixe o post salvo nos favoritos e volte outra hora, porque agora virão muitos spoilers (muitos mesmo), o que pode estragar completamente as surpresas que você teria.
Bom, vamos lá?

7. "The King in the North!"



6. Presente de Drogo para Rhaego




5. Duelo entre Drogo e Mago



4. "A crown for a king"



3. A execução de Ned Stark



2. Pira funerária




1. Daenerys matando Drogo





Bem, essas foram minhas 7 cenas favoritas de toda a temporada. Claro, tenho mais algumas, como por exemplo o duelo entre Ned e Jaime, mas essas são as que eu mais gostei, as que me deixaram arrepiado. A season finale foi uma das melhores que eu já assisti (atrás apenas da season finale da segunda temporada de Sherlock)! Fiquei em dúvida sobre em que ordem colocar as cenas, já que todas são maravilhosas e me impressionaram, cada uma de um jeito. Minha cena favorita é a em que Daenerys mata Khal Drogo. Foi tão tocante o modo como ela se desenvolve, com mais um exemplo da ótima atuação de Emilia e Jason que, por mais que não tenha feito nada, não fez nada de uma forma impressionante. Sua expressão é um tanto quanto... agoniada. Como se quisesse sair daquele estado, mas não conseguisse. Como já faz um tempo que li o livro, não me lembrava exatamente de como Drogo morria, apenas que tinha sido, em maior parte, por causa da maegi. Foi bom relembrar o momento e ao mesmo tempo sofrer um pouquinho com ele.

Mal posso esperar para poder ver a segunda temporada. Enquanto isso estou assistindo à (também sensacional, mas ainda não tanto quanto Game of Thrones) American Horror Story e estou achando medonha, o que me estimula a continuar. Não tive tempo de fazer um review exclusivo sobre o primeiro episódio, pois já vi alguns outros em seguida. Portanto vou fazer um review sobre a temporada inteira quando terminar, o que não deve demorar muito.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;))

2 comentários:

  1. Tem um selino para ti com uma mini tag no meu blog :)
    http://fofocas-literarias.blogspot.pt/2013/08/tag-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente espetacular. Consegui arranjar a coleção toda (livros) por um preço espetacular! Estou mortinha por ler :D

    http://booksmakedreamscometrue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir